ESTUDOS E SERMOES
domingo, 2 de março de 2014
ANTROPOLOGIA
ANTROPOLOGIA
(A DOUTRINA DO HOMEM)
TENDÊNCIAS TEOLÓGICAS NO INÍCIO DESTE NOVO MILÊNIO
Antigamente o homem existia para a glória de Deus; agora Deus existe para glorificar o homem.
Hoje as pessoas vão à igreja para resolver suas próprias necessidades, em vez de servir a Deus. (Narcisismo)
Em vez de um relacionamento de amor e benevolência com o Criador, um relacionamento adverso, em que o homem precisa empurrar e esmurrar a Deus até que Ele solte o que é seu!
Os defensores dessa doutrina são síndicos do povo de Deus, e não embaixadores do Reino.
A CRIAÇÃO DO HOMEM
1. Uma afirmação bíblica
O ser humano é uma criação imediata de Deus. Deus o criou “ex nihilo” (do nada).
Criado à imagem de Deus (Gn 1:26-27)
Não é uma semelhança física, pois Deus é espírito.
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. (Jo 4:24)
Diferenças de natureza separam o homem de Deus:
Deus existe eternamente; o homem é temporal;
Deus tem existência independente; o homem existência dependente;
Deus é o criador; o homem, o ser criado.
Atribuir uma semelhança física à imagem de Deus no homem é loucura.
Semelhança Mental:
O homem pode se comunicar com Deus.
Semelhança Moral:
A semelhança compartilhada entre Deus e o homem, foi também de ordem moral. Mesmo pecador, o Senhor trata o ser humano como ser moral e ético.
Semelhança Social:
Foi também uma semelhança social. Tal como Deus, o homem seria um ser que se conheceria e se definiria em comunidade. A Doutrina da Trindade explica a origem da sua sociabilidade. Sua criação foi um projeto de grupo.
Essa imagem é distribuída entre o homem e a mulher. Os dois em conjunto formam a imagem de Deus. Essa imagem é recuperada através da redenção em Jesus Cristo.
2. Unidade e constituição permanente do homem
O homem é um ser complexo
As Escrituras ensinam que não houve outra fonte para a raça humana a não ser Deus como Criador imediato, e Adão como criador intermediário, mediante seus descendentes.
Estudaremos a unidade do homem a partir de cinco pontos de vista: Histórico, Filosófico, Filológico (linguagem), Psicológico e Teológico.
1. O argumento Histórico
As mais recentes descobertas arqueológicas demonstram que toda a humanidade teve sua origem na Ásia Central.
Esse lugar, como berço da civilização, é assunto de muitas reportagens em nossos dias.
As várias tradições de um dilúvio catastrófico também unem os povos na sua história.
2. O argumento fisiológico (estudo das funções orgânicas)
Não há razões para duvidar da origem monogenista da raça humana.
Somente há uma raça humana.
• A temperatura do nosso corpo é a mesma em qualquer lugar do mundo.
• A freqüência média da pulsação cardíaca é a mesma.
• Há suscetibilidade às mesmas moléstias.
“Sou daqueles que acreditam que no momento não há qualquer evidência que diga que a humanidade brotou originalmente do que um único casal; devo dizer que não consigo ver uma razão qualquer, ou qualquer evidência convincente, para crer que haja mais do que uma espécie do ser humano”. (Charles Darwin)
3. O argumento filológico (estudo da linguagem)
A escrita tem uma origem comum, e também as línguas em evidência são poucos os seus troncos ou línguas principais, de onde derivaram tantas outras.
4. O argumento Psicológico
Mesmo que haja diferenças entre as culturas, há, entretanto, muita coisa em comum nos costumes dos povos.
Há uma lei moral escrita no coração de cada homem que o incomoda diante de certos fatos, mesmo que a sociedade em que vive os aceite.
Esteja onde estiver, viva a cultura que viver, seja na época que for, o homem tem uma noção de certo e errado, de bem ou mal que é comum a qualquer ser humano.
5. O argumento Teológico
Para o cristão, o mais importante argumento a favor da raça humana precisa ser o argumento teológico.
A criação e a descendência comum dos seres humanos é pedra fundamental da redenção.
O assassinato de Abel por Caim trouxe algumas dúvidas para a humanidade quanto ao relato bíblico dos inícios.
Então, disse Caim ao SENHOR: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará. O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse. Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho. (Gn 4:13-17)
Lidamos sempre com a pergunta: “De onde veio essa esposa para Caim?” – Era uma descendente, assim como ele, do mesmo casal.
Nos primeiros onze capítulos de Gênesis temos um relato de dois mil anos de história.
Romanos 5:12-21, relembra todo o drama da introdução do pecado por um homem, enquanto a justiça também entrou por um só: Jesus Cristo.
Adão e Cristo são comparados: um homem; um Homem. Uma ofensa; uma justiça.
A CONSTITUIÇÃO PERMANENTE DO SER HUMANO
Dentro da constituição do homem, lidamos com duas teorias: a dicotomia e a tricotomia.
A teoria dicotomista
Ensina que o homem é feito de duas partes: corpo e alma.
Para os dicotomistas, alma e espírito são a mesma coisa.
Essa teoria sugere que temos a parte material e a parte imaterial.
As duas correntes estão de acordo quanto à origem da imaterialidade do homem, com base em Gn 2:7: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.
Esta teoria predomina no Antigo Testamento.
A teoria tricotomista
O tricotomista divide a parte imaterial em duas: alma e espírito.
Há versículos importantes no Novo Testamento que parecem defender essa posição.
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (Its 5:23)
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. (Hb 4:12)
De acordo com essa teoria, as partes que compõem o ser humano são:
CORPO ALMA ESPÍRITO
Composição material Mente Consciência
Templo do Espírito Vontade Intuição
Emoções
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