terça-feira, 27 de outubro de 2015

COMPORTAMENTO OPERANTE

O COMPORTAMENTO OPERANTE

O comportamento abrange um leque amplo da atividade humana-do comportamento do bebê ao balbuciar,de agarrar objetos e de olhar ao enfeites do berço aos mais sofisticados,apresentado pelos adulto.como nos diz keller,o comportamento operante
algum comportamento que lhe permita satisfazer a sua necessidade
orgânica. Esse comportamento foi aprendido por ele e se mantém pelo
efeito proporcionado: saciar a sede. Assim, se deixarmos [pg. 48] um
ratinho privado de água durante 24 horas, ele certamente apresentará o
comportamento de beber água no momento em que tiver sede. Sabendo
disso, os pesquisadores da época decidiram simular esta situação em
laboratório sob condições especiais de controle, o que os levou à
formulação de uma lei comportamental.
Um ratinho foi
colocado na “caixa de
Skinner” — um recipiente
fechado no qual
encontrava apenas uma
barra. Esta barra, ao ser
pressionada por ele,
acionava um mecanismo
(camuflado) que lhe
permitia obter uma gotinha
de água, que chegava à caixa por meio de uma pequena haste.
Que resposta esperava-se do ratinho? — Que pressionasse a
barra. Como isso ocorreu pela primeira vez? — Por acaso. Durante a
exploração da caixa, o ratinho pressionou a barra acidentalmente, o que
lhe trouxe, pela primeira vez, uma gotinha de água, que, devido à sede,
fora rapidamente consumida. Por ter obtido água ao encostar na barra
quando sentia sede, constatou-se a alta probabilidade de que, estando
em situação semelhante, o ratinho a pressionasse novamente.
Neste caso de comportamento operante, o que propicia a
aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio
e o efeito dela resultante — a satisfação de alguma necessidade, ou
seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito.
Este comportamento operante pode ser representado da seguinte
maneira: R —► S, em que R é a resposta (pressionar a barra) e S (do
O ratinho, por acaso, pressiona a barra e recebe a gota
d’água. Inicia-se o processo de aprendizagem.
inglês stimuli) o estímulo reforçador (a água), que tanto interessa ao
organismo; a flecha significa “levar a”.
Esse estímulo reforçador é chamado de reforço. O termo
“estímulo” foi mantido da relação R-S do comportamento respondente
para designar-lhe a responsabilidade pela ação, apesar de ela ocorrer
após a manifestação do comportamento. O comportamento operante
refere-se à interação sujeito-ambiente. Nessa interação, chama-se de
relação fundamental à relação entre a ação do indivíduo (a emissão da
resposta) e as conseqüências. É considerada fundamental porque o
organismo se comporta (emitindo esta ou [pg. 49] aquela resposta), sua
ação produz uma alteração ambiental (uma conseqüência) que, por sua
vez, retroage sobre o sujeito, alterando a probabilidade futura de
ocorrência. Assim, agimos ou operamos sobre o mundo em função das
conseqüências criadas pela nossa ação. As conseqüências da resposta
são as variáveis de controle mais relevantes.
Pense no aprendizado de um instrumento: nós o tocamos para
ouvir seu som harmonioso. Há outros exemplos: podemos dançar para
estar próximo do corpo do outro, mexer com uma garota para receber

seu olhar, abrir uma janela para entrar a luz etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você foi tocado por essa mensagem,deixe seu comentário,obrigado Ev.Robério Oliveira